21 de out. de 2011

Leitura prévia do GUIA DA IAN


Sempre com o objetivo de inovar e abrir espaço para que vocês, fãs da série Irmandade da Adaga Negra, participem ativamente da produção dos livros, a Universo dos Livros arriscou uma nova ação.

O departamento responsável pelas parcerias com os blogs literários selecionou quatro blogs parceiros da editora, para fazerem uma leitura prévia do GUIA DA IRMANDADE DA ADAGA NEGRA, que será lançado em novembro/2011.





Os blogs selecionados foram os seguintes:


Envenenadas pela maçã – Leitura e avaliação crítica de Mathilde Tonionni

Lá no Cafofo - Leitura e avaliação crítica de Lilian Silva

Up Brasil - Leitura e avaliação crítica de Jaqueline Sant'ana  

In Death - Leitura e avaliação crítica de Barbara Santiago


Essas blogueiras foram selecionadas devido à relação próxima e carinhosa que sempre têm com os livros desta série, bem como com os personagens da mesma. Além, é claro, da relação de seriedade e comprometimento que têm para com a editora, tanto no cumprimento de prazos, como com a qualidade das postagens relacionadas aos livros da Universo dos Livros.

Nós sabemos que muitos de vocês podem sentir-se excluídos, mas não fiquem chateados! Lembrem-se que essa foi uma “ação teste” e que, para a sorte de todos nós, rs, teve muito sucesso em sua execução. Isso significa que poderemos repetir a dose, com novos títulos, novos blogs e novos experimentos! (E aí, quem vai querer participar da próxima??)

Como já previsto, os blogs acima citados foram exemplares no cumprimento dos prazos e fizeram uma avaliação rígida nos critérios:

  • Opinião sobre o estilo do autor
  • Opinião sobre a história do livro
  • Opinião sobre a forma, o modo como a história é contada
  • Aspectos positivos
  • Aspectos negativos
  • Observações
  • Correções ortográfica e gramatical
  • Avaliações de conteúdo e coerência

COMO FUNCIONOU:
A Universo dos Livros enviou um PDF com a versão não finalizada no dia 13/10/11; para leitura e análise. Os blogs participantes tiveram o período de apenas 1 semana (20/10/11) para enviarem o feedback para a editora.

ACORDO DE CONFIDENCIALIDADE
A Universo dos Livros só encaminhou a obra para leitura prévia para quem concordou com o termo de acordo de confidencialidade, devidamente preenchido e assinado. Neste termo, as blogueiras se comprometeram a NÃO enviar a obra e nem trechos dela a ninguém, e nem divulgar a obra e nem trechos da mesma, como vocês podem ver abaixo:



PRÊMIO DE PARTICIPAÇÃO 
Quem aceitou participar desta ação e cumpriu os prazos estabelecidos, receberá 1 exemplar do livro GUIA DA IRMANDADE DA ADAGA NEGRA, quando lançado; e 1 exemplar de O DESPERTAR DA MEIA-NOITE, o 3º volume da série Midnight Breed.

RECUSA
Todos os blogs foram CONVIDADOS. A Universo dos Livros não os obrigou a nada, deixando a decisão de participar ou não totalmente por conta deles, que podiam ter recusado o convite sem penalidades. Deixamos claro que isso não afetaria a relação de parceria estabelecida com a editora.


DEPOIMENTOS DOS BLOGS PARTICIPANTES:


“Quando recebi o convite da editora para participar dessa ação, foi como se meu maior sonho como fã e leitora tivesse se realizado. Eu sempre quis muito que incluíssem algum fã de determinada série no processo de edição do livro, e por um motivo muito simples: nem sempre o tradutor conhece o universo do livro que está traduzindo e, no decorrer da publicação, nem sempre é possível manter o mesmo tradutor, então o texto acaba ganhando uma "cara" diferente a cada volume publicado aqui. Quantas vezes não li traduções de séries que adoro (não somente a IAN) e pensava: "Ah, se eles chamassem alguém... se eles ME chamassem! Seria tão mais fácil explicar o motivo de certos termos utilizados no texto, ou porquê é importante preservar certos aspectos que passam despercebidos no processo de edição". Então, devo confessar que dei pulinhos de alegria quando fui convidada (mentira, eu surtei, mas não espalhem por favor). Como fã, me senti incluída, senti que a minha opinião pode ser importante. Adorei poder ler a tradução e dar sugestões. Podem me chamar novamente se quiserem! *risos*
Meus parabéns sinceros à Universo dos Livros. Foi uma ação inovadora, que eu torço para que surta o efeito desejado e que se repita. Adoro quando ouvem o leitor. Que sirva de exemplo às outras editoras brasileiras!”
Lilian Silva, do blog Lá no Cafofo


"Oie Gente!

Vocês se lembram da ideia da Universo dos Livros de divulgar opções de capa de “Amante Vingado” para escolhermos?

Então se lembram de como felizes ficamos nós, os fãs, com essa novidade, né?
Agora, com a publicação do Guia da série, a Universo resolveu inovar e selecionou um grupo de fãs para fazer uma leitura prévia do texto do livro e ajudar a equipe editorial a adaptar as escolhas dos tradutores profissionais à preferência dos fãs. Isso mesmo que você está lendo!  Um grupo de apaixonadas por IAN tendo carta branca para “pitacar” sobre tudo o que sempre desejou!

Nem preciso dizer que quase enlouqueci quando li o e-mail da Talita, né?

Senti-me nas nuvens sabendo que poderia dar todas as sugestões que sempre sonhei em dar! Todas aquelas pequenas escolhas que me incomodam ou que acharia, quando lesse a versão final, que não condiziam com meus Vampirões! Porque, vocês sabem, não é? Fã adora meter o bedelho onde não é chamado e discordar das opções politicamente corretas dos tradutores. [risos]
Dei pitacos, sugestões e todo tipo de dicas abusadas para deixar a versão final do Guia do jeitinho que o fã sempre quer. [OK, confesso, do jeitinho que eu sempre quis]

Foi absurdamente emocionante poder dar esses pitacos.  Ok, não foi fácil ler todas as 450 páginas e não fazer um comentáriozinho com qualquer alma existente e ter que segurar toda a emoção dessa oportunidade (e do livro, porque, pela Virgem Escriba, que livro é aquele???), mas passaria por tudo isso de novo e de novo e de novo só viver a emoção de participar da produção, mesmo que indiretamente, de um dos volumes de uma de minhas paixões.

Espero, do fundo do coração apaixonado por IAN, que a Universo continue com essa parceria e que muitos e muitos fãs tenham a oportunidade maravilhosa de dar opinião na produção de seus livros favoritos. Sejam ou não de IAN!

Meus parabéns para quem teve a ideia e muito, muito obrigada pela oportunidade!"

Barbara Santiago, do blog In Death

"Oi galera envenenada,
Só quem ama ler sabe o quanto é maravilhoso ser convidada para participar de uma leitura prévia daquele livro tão esperado e que você ama de paixão!
E quando a leitura prévia é do livro completo então… você fica super feliz!!! rs
E se este livro for da série Irmandade da Adaga Negra… você simplesmente surtaaaaaaaaaa!!!
Foi exatamente isso que aconteceu comigo!!
A Editora Universo dos livros, resolveu inovar e nos matar do coração ao convidar blogueiras apaixonadas por IAN para participarem ativamente da produção do GUIA DA IRMANDADE DA ADAGA NEGRA, que será lançado em novembro de 2011.
Foi uma surpresa maravilhosa receber este convite fofo, desta editora tão querida nossa, para participar de um projeto tão sério.
Poder mergulhar nas páginas do Guia da série Irmandade da Adaga Negra foi um sonho!
Mais uma vez, nossa querida autora J.R.Ward nos deixa encantadas com seu estilo de escrita e o livro é um presente para nós fãs da série.
As Envenenadas pela Maçã, eu e a Fernanda, nos sentimos honradas com este convite e sabíamos que teríamos uma enorme responsabilidade ao nos tornarmos parte desta edição e em ajudar a equipe editorial.
Confesso que não foi nada difícil realizar esta tarefa, li… reli… babei… chorei… avaliei… ri… chorei de novo… e espero que tenha ajudado um pouquinho!
O livro já está bem amarrado e maravilhoso… li em dois dias e fiquei com vontade de reler logo que acabei! Ele tem muitas informações sobre os nossos irmãos favoritos e poder dar sugestões e pitacos sobre algumas coisas foi surreal. A gente que é fã… acaba conhecendo um pouquinho mais sobre a série, coisas que os tradutores não conhecem e acabam mudando por falta deste conhecimento. Mas, já que a Universo liberou… a gente aproveita e acaba envenenando mais um pouquinho algumas partes!! Afffffffff…
É isso aí… gente!!
Quero agradecer muito a Universo dos Livros pelo carinho com o nosso blog, pela parceria constante com os fãs e pelo respeito e qualidade que demonstra ter com suas publicações!
Estamos sempre abertas a novos convites!!

Mathilde Tonionni, do blog Envenenadas pela maçã


"Eu costumo dizer que sou fã de poucas coisas. Admiro muitas, respeito outras tantas, mas reservo gritinhos histéricos e pulinhos para pouquíssimos escolhidos. Porém, entre os inúmeros escritores, atores, filmes, séries de tevê e sagas literárias que curto e acompanho, uma delas se destaca: a Irmandade da Adaga Negra.
Desde o primeiro livro da série, me vi presa aos Irmãos e àquela irresistível mistura de brutalidade, honra e libido que tão bem caracteriza os personagens criados pela autora J. R. Ward.
Acompanhar de pertinho o processo de criação dos personagens, o desenvolvimento da saga, o bloqueio que a autora tem o Vishous (sim, digamos que os dois não se dão muito bem...) foi emocionante. Acredito que cada admirador da série vai sentir o mesmo que eu senti – altas doses de curiosidade, surpresa, encanto. É praticamente impossível não se comover com o conto de Zsadist e Bella que dá início ao Guia, assim como é verdadeiramente impraticável não rir até sentir sua barriga doer com as tiradas de humor de Rhage e Butch. Foi por isso que me vi gargalhando incontáveis vezes em plena madrugada nos três dias em que li de antemão o Guia, um verdadeiro presente da editora Universo dos Livros para uma fã como eu.
Ver como mudanças no texto podem ter consequências significativas, tentar compreender os rumos que um autor dá a sua história, ler as dicas de uma autora best seller para novos escritores e, mais uma vez, perceber a força que os personagens exercem sobre seu criador...Tudo isso é possível graças a este Guia Oficial da Série.
Participar do processo de edição do livro em português foi uma experiência incrível, e digo isso tanto como seguidora da série como quanto uma grande admiradora do processo editorial em si. Enquanto o compêndio não chega às lojas, dou a dica: vocês não perdem por esperar, pessoal!"

Jaqueline Sant'ana, do blog Up Brasil

7 comentários:

  1. To chorando por que não fui escolhida! amo esta saga e gostaria muito de ter participado deste teste.
    mais que bom que as meninas gostaram!
    Beijokas
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  2. Essa com certeza foi uma oportunidade fantástica! Mal posso esperar para ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. ai, que emoção! estou no blog da IAN! \o/

    adorei ter participado. foi uma correria, mas no final deu aquela sensação de dever cumprido e isso é MUITO gratificante.

    agora estou com saudades do livro (coisa de fã maluco), porque o Guia é mesmo um prato cheio pra gente que é fã. acho que todo mundo vai adorar!

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Amo a IAN e fiquei muito feliz por saber que a editora está tão sintonizada com seus leitores e vendo os blogs escolhidos tenho que aplaudir as escolhas!

    Parabéns as Lollies Barbara e Lillian!! Maior orgulho fazer parte da mesma banda que vocês!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Irmãs!

    Estamos muito felizes com a confiança depositada no Envenenadas e mais felizes ainda em poder participar do processo de criação da série mais amada das Envenendas!
    Fizemos um post no blog para agradecer todo o carinho que vocês tem por nós e ficaríamos muito honradas de vê-las por lá!
    http://asenvenenadaspelamaca.blogspot.com/2011/10/leitura-previa-do-guia-da-ian-uma.html

    Dagger Kisses!
    Fê e Math
    @Envenenadas

    ResponderExcluir
  6. UAU! Parabens meninas! Mas,,Gostaria de deixar os companheiros Amante Eterno, Amante Revelado e Amante Desperto com alguém que não os esquecerá na prateleira. Eles são muito mais do que personagens de um livro. São parceiros para todas as horas, são pacientes no divã da vida (traumas, ansiedades, desejos, superações). O coração doí por deixá-los ir, mas sendo a separação necessária. Que partam para os braços daquela que possam compreende-los e ama-los. Desculpem, mas Amante Sombrio ...este não consigo deixar ir. Não estou preparada, e acredito que jamais estarei. Valor saboroso: os 3 parceiros por R$60,00 |ótima conservação.| Interessadas enviar mensagem particular. E por favor, cuide bem deles tá!?!

    ResponderExcluir
  7. A universo dos Livros está de parabéns nas suas iniciativas para atender as espectativas dos leitores.
    Como fã me senti muito bem representada pelas meninas dos blogs acima.
    Mais um ponto para a Universo e me ganhando a cada dia, não só como leitora mas como cliente (porque afinal é isso que somos).

    E não vejo a hora para que esse guia esteja nas prateleiras, vai ser um excelente presente de natal :D

    ResponderExcluir

pitacos