4 de mar. de 2011

O que dizer das fãs?

O que dizer ou escrever a respeito de um público, em sua maioria, feminino e tão essencialmente FÃ? Difícil tarefa. Escrever sobre uma pessoa requer conhecimento de causa, inspiração, verdade e, no mínimo – respeito. Escrever em detalhes sobre centenas ou milhares requer tudo isso e, muito mais. Ok. Vamos tentar...

A Irmandade da Adaga Negra ou popularmente conhecida como IAN é mais uma entre tantas séries existentes na literatura que compõe o gênero Ficção/Romance, mas é igualmente  admirada em todo mundo. J.R.Ward ou simplesmente Ward é o cérebro real por trás de todo o enredo, que envolve bravos e irresistíveis guerreiros, na luta avassaladora contra redutores, pela preservação de sua espécie – os vampiros.

Ah, os vampiros... Por que será que eles despertam tamanho interesse mortal de tantas mulheres mundo afora? Há lendas sobre vampiros desde 125 a.C. e de acordo com o Wikipédia o vampiro em questão, não é uma figura tão bacana assim. Ele é descrito como um personagem de horror, que nunca sai à luz do dia sem um anel de lápis-azul e, que se alimenta, preferencialmente de sangue humano para sobreviver.

No entanto, como em literatura quase tudo é permitido, os vampiros criados pela mente liberal de Jéssica Ward são de longe, os mais sedutores! Eles são incondicionalmente desejáveis e arrebatadores. Ela os descreve como homens que não existem em nosso mundo real, por assim dizer. Tudo é imenso no universo da Irmandade, inclusive isso mesmo que você pensou agora. ;-) 

Qualquer mulher – qualquer humana, mortal, como eu ou você, morreria por e/ou nas mãos de um deles. É exatamente assim o perfil das leitoras da Irmandade. Fãs destemidas, que sempre conseguem um tempo para ler os livros e pesquisar sobre eles, como também a vida de sua autora, histórias antigas ou recentes. Caçam e baixam e-books, compartilham geral, criam histórias, fanfics, viram tudo do avesso, porque todas querem mais e mais.

Lêem os livros angustiadas, tensas e totalmente entregues. São facilmente atraídas e seduzidas pelos irmãos. Viram mestiças. Insaciáveis. E da mesma maneira que amam, odeiam... E são capazes de 'exterminar' quem se opuser contra a série. E a historinha das capas?... Quanta polêmica. Quanto babado e confusão... O IBOPE dispara! A gente acredita que um dia essa polêmica em relação às capas dos livros da IAN, tb alcance os TT do Twitter. Mas, tudo bem. A gente entende – de verdade. Gostar ou não é muito pessoal. Inerente. Afinal, o que seria do azul se todos gostassem do amarelo, não é mesmo?

E fã é isso. Quer participar. Quer falar, quer ser ouvido. Fãs querem ser fãs. São apreciadores. Existe um “quê” de paixão em cada um, que faz com que se envolvam quando um livro é lançado, uma nova capa é divulgada ou quando rolam as promoções a respeito. As fãs não são espectadoras passivas, elas vibram na mesma intensidade que o amor, o ódio, a luta e o prazer que seus guerreiros emanam.

Qual delas não daria (sem trocadilho) para ser uma shellan de Wrath, Rhage, Zsadist, Butch, John, Phury, Vishous, Qhuinn, Tohr, Rehv etc? Ah, todas. Só foi perguntar por meio de uma enquete com qual deles passariam à noite, que a galera enlouqueceu e mostrou seus preferidos.

Rhage superou Zsadist e todos os demais. De todo modo, não quer dizer nada. Não é referência. Os Irmãos são amados. Cada um tem seu valor. Mas, o que nos encanta é ver a boa vontade e a integração de cada uma em participar, dar seu pitaco, fazer manifestações online em prol de um Irmão favorito.

Falar de vocês, leitoras e fãs famigeradas é quase um abuso. Um ato corajoso. Não dá pra descrever em palavras. Vocês estão sempre nos surpreendendo. Lá no fundo, todos temos a justa noção de que embora a equipe faça o trabalho com amor, há limitações que muitas vezes não chegam aos ouvidos ou olhos de vocês. Trabalhamos exaustivamente, mas sabendo que é quase impossível deixá-las satisfeitas com os resultados, afinal vocês entendem de Irmandade muito mais que nós mesmos.

Hoje, a equipe da Universo dos Livros quer aproveitar o gancho do Dia Internacional da Mulher, sem querer parecer piegas, já sendo (um pouquinho), para agradecer de coração por todo esse amor e ódio que permeia a nossa relação – no melhor dos sentidos, ok?

A verdade é que nós não vivemos e não sabemos viver sem vocês, nossas leitoras, fãs muitas vezes amigas e outras nem tanto.

Obrigada pelos elogios, pelas criticas construtivas, pelas parcerias que derem certo e que nos ajudam com a divulgação, pelas reclamações, pelas cobranças, pelos toques fora de hora, pela amizade de algumas, pela camaradagem de outras, pelos tuites, pelas fofocas, pelos veneninhos espalhados, afinal... No Universo das fãs – tudo é possível.


Com amor,

Zuleika, Stephanie, Talita Gnidarchichi, Talita Camargo e Elaine

Elaine Rodrigues (Conteúdo e Mídias Sociais) – Já leu todos os livros
Talita Gnidarchichi (Assistente Editorial) – Atualmente lendo Amante Consagrado e está apaixonada pelo Phury
Stephanie Lin (Arte) – A mascote da equipe diz ter preferência pelo Vishous...
Zuleika Iamashita (Capista) - Sim, é ela quem explora, cria e dá o toque final às capas...
Talita Camargo (Assistente Editorial) – Há menos de um mês na equipe da Universo – está lendo Amante Sombrio e já quer o Wrath só pra ela.

Foto: Mário Amaya

P.S. Gente, eu emagreci 6,2 kg e continuo com cara de bolacha recheada... :(

21 comentários:

  1. Prazer em conhece-las meninas!!!!

    UFA!!!! Ainda bem que ninguem gostou do Z, até porque ele é MEU!!!!!! kkkkkk

    Lindo o texto. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu quero o Wrath pra mim. AGORA. e dedico todo meu amor fiel a ele, mesmo sem nem ter lido os outros! !!!!

    ResponderExcluir
  3. Amo demais essa série!
    Só apaixonada por Rhage e tenho uma queda secreta por Vishous!

    Prazer en conhece-las!


    :*****

    ResponderExcluir
  4. Tirem as mãos do V., que ele é só meu. #avisodado

    Adorei a foto de vocês. É muito bom dar um rosto a quem sempre falamos pela net.

    A Irmandade da Adaga Negra é pura intensidade, e o relacionamento entre as fãs e destas com a editora não poderia mesmo ser diferente. Vida de cellie é isso aí!

    Beijos! Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  5. Ai que lindo esse texto!!! Adorei meninas, mas er... espera só Talita, quando você chegar no Rhage. Ninguém resiste ao jeitinho "galã" dele, hahahaha. (mas aviso que ela é meu. ¬¬') hahaha. Bjos. :*

    ResponderExcluir
  6. Lindo o post e meninas eu não consigo escolher um só, p mim é impossivel eu amo o Wrath,o Z principalmente,mais aí tem o Rhage com aquela fera dele,o V e o Butch,meu deus aí tmb tem o Rev,sem falar nos amigos Quinn,Blay e John q nossa senhora,e o Phury #suspira não dá não dá mesmo p escolher um só.
    obs:confesso sou perva kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo!!!!
    Eu amo todos os irmãos, sou completamente viciada nesse mundo que a Ward criou, mas o V....
    *suspiros*
    O V é o "cara"!!!!
    E eu tenho que me controlar, porque eu tenho ciúmes quando ouço alguém falando dele...

    Prazer em conhecê-las meninas!
    =*

    ResponderExcluir
  8. Ai meu Deus , terminei de ler hoje o Amante eterno , gostei muito mais que o Amante sombrio , caramba que sorte da Mary não .. bom mas antes de falar qual das shellans eu queria ser rsrsr vou esperar .. e ler todos !

    ResponderExcluir
  9. Ai que lindoooo, adorei!!!!!!! E muito prazer meninas!!Talita,o Wrath é fofo mesmo,rsrsrs....mas o Z e o V são de matarrrr,rsrsrs...espera só...bjosssss.

    ResponderExcluir
  10. Estou realmente emocionada... porque você Elaine... escreveu este texto com propriedade... com sentimento de fã... eu amo a IAN ... não tenho, não consigo me decidir por um só dos Irmãos ou suas shellans...
    Obrigada por trazer para o Brasil este livros tão maravilhosos... e por entender o sentimento destas fãs afoitas e encantadas com este universo de Ward.
    Feliz Dia das Mulheres para todas nós... e eu queria me encontrar com qualquer um destes homens deliciosamente encantadores por aí... por isso me agarro aos livros...
    Beijos,
    Ci

    ResponderExcluir
  11. Que lindo Elaine .... MUITO obrigada por tudo que vocês tem feito por trazer a Irmandade para nós ... não tenho palavras ... *_*

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine!
    Adorei o texto.
    Também sou fã de carteirinha do Irmãos. Quero o Raghe para mim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Meu preferido é o Qhuinn, meninas! *-* Sim, ele nem é um 'irmão'. Mas eu amo o Qhuinn, o Blay e o John! *-* Minha Shellan preferida é a Xhex! *-* Meus livros preferidos: 1) Lover Mine 2) Lover Avenged 3) Lover Revealed 4) Lover Awakened! Nessa ordem! *-* Ah! Parabéns pelo lindo blog e obrigada pelos livros!

    ResponderExcluir
  14. Csou fã dessa série a mais de 2 anos!
    Irresistivel! A Warden (como a JR. Ward tb é conhecida pelos fã) é maravilhora... tenho tds os livros em inglês, em português tb! Adoro! Meu favoito é o terceiro livro (Z.. iaia)!

    Adorei o texto!

    bjuss

    ResponderExcluir
  15. Já li todos os livros até agora e a cada vez você se apaixona por um deles. Estou ansiosa pelo Amante Liberto pois V. sempre me intrigou. Vou adorar vê-lo apaixonado! Enfim eu passaria a noite com qualquer um deles!
    Parabéns a Universo dos Livros por nos presentear com uma obra que alia qualidade, sensualidade e nos cativa. Pena que a velocidade da publicação não acompanha a nossa ansiedade.

    ResponderExcluir
  16. Apesar de ter uma amiga que tem todos em inglês, prefiro ler em português. =) Acabei de terminar Amante Revelado, e a cada livro que passa eu me apaixono por cada um deles. Confesso que Phury me atingiu em cheio no livro sobre Z, mas nossa, Butch é demais. To seguindo o blog para ficar por dnetro das novidades, e parabéns a ess alinda equipe feminina que está trazendo essa obra maravilhosa ao Brasil. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. POst super bacana, hein!
    Não tem um emprego pra mim aí não? Porque se um dos requerimentos for "ser apaixonada e obcecada pelos Irmãos", já pode me contratar...hehehehe

    Pô, desde que eu li Amante Sombrio que a minha vida nunca mais foi a mesma. São horas na net, principalmente no twitter/gtalk/skype conversando com meninas do mundo todo sobre os irmãos. Fiz amizades incríveis com meninas que eu nem conheço, mas que tem em comum comigo o amor por esses Guerreiros. O amor/obsessão é tanto q junto com 3 americanas, nós criamos um Tumblr,o BDB_Obsessed, onde a gente posta somente coisas sobre a série. Inclusive esse banner do V que vcs tem aí, O Keep Calm, fomos nós quem fizemos pro Tumblr. Ficou show de bola né?

    Aliás, O V é meu preferido. Vivo e morro pelo meu "dark and twisted". Ele é meu amor e minha obseessão maior. Bom, se quiserem ver mais sobre o tumblr, vou deixar o link aqui: http://bdbobsessed.tumblr.com/ Tem umas fan-arts bem legais lá.

    Bom, é isso aí, se quiserem me contratar, tô as ordens. Certeza que ninguém ama mais ou sabe mais deles do que eu. * a modesta*

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  18. Oi Elaine, espero que possamos recomeçar..pois não suportaria ficar de fora dessa família linda de fãs da IAN.
    Adorei o seu texto e fiquei muito emocionada vc realmente soube descrever os sentimentos que nós fãs temos para com os nossos Guerreiros.
    Um prazer inorme em conhecer vcs e as meninas, parabéns pelo dia de hoje, muito sucesso para vcs.
    Mil BJS
    Sinceramente
    Fernanda

    ResponderExcluir
  19. Achei tão lindo este texto.. ^^. Como fãn, fiquei até emocionada... hehe

    Claro que eu tinha que levar lá pra Comu IAN pra turminha fanática conferir tmb né? ^^

    Parabéns a toda a equipe UdL... vc's são Show.. ^^

    Bjks e Obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  20. AMEI O TEXTO!!

    Ficou lindo. Sim, somos loucas, insaciaveis, taradas, amalucadas pelos nosso meninos! Sempre!!

    P.s.: O Rhage minha gente, ele é MEU! *-*

    ResponderExcluir
  21. Ai, tão bom saber que eu nao sou a unica maluca viciada nos livros!

    ResponderExcluir

pitacos